Os diamantes naturais coloridos, chamados de Fancy Diamonds em inglês, sempre exerceram um fascínio enorme sobre as pessoas.
A cor desses diamantes ultrapassa a escala de D a Z usada normalmente para classificá-los. Nessa escala, se encaixam a maioria dos diamantes, que vai do incolor (D) ao amarelo (Z).
Já os coloridos podem ser amarelos e marrons acima da cor Z da escala ou qualquer outra cor observada olhando o diamante de frente.
Esses diamantes raros podem apresentar qualquer cor do espectro. Raros quando a sua cor é natural e não resultado de tratamentos para obtenção da cor. Os diamantes tratados coloridos são comuns de encontrar no mercado. Infelizmente, muitas vezes, o tratamento não é informado ao cliente.
Os vermelhos, verdes, roxos, laranjas são geralmente mais raros, seguidos dos rosas e azuis. Os amarelos e marrons são mais comuns dentro da categoria fancy diamonds. Veja a imagem abaixo.
Importante esclarecer que, dentro da escala de D-Z, o incolor vale mais por quilate que os que apresentam alguma cor. Já os diamantes coloridos ( fancy diamonds) naturais, acima da cor Z, quanto mais a cor se intensifica, mais seu valor por quilate aumenta. Diamantes GRANDES coloridos naturais, de cor intensa, vívida, são extremamente raros e muito valiosos.